terça-feira, 10 de março de 2009

Descrição e Utilização

Torno automático é uma máquina-ferramenta que possibilita a fabricação de peças cilíndricas, automaticamente, de maneira seriada e contínua, ou seja, desde a entrada da matéria prima em bruto até a elaboração do produto final sem interferência humana no processo produtivo.
Desde a construção dos primeiros tornos automáticos acionados através de cames no fim do século 19 até os modernos centros de torneamento a comando numérico, diversos conceitos e tamanhos deste tipo de máquina-ferramenta são utilizados pelas indústrias do mundo inteiro. Os tornos automáticos são desenvolvidos em função das características das peças a serem produzidas, como geometria, tolerâncias, acabamento superficial, material, além dos tamanhos dos lotes a serem fabricados. Os principais tipos de tornos automáticos se classificam de acordo com as seguintes características:
1. Número de fusos: monofuso, bifuso e multifuso (existem até 8 fusos)
2. Tipo de cabeçote do fuso: fixo e móvel
3. Posição do fuso principal: horizontal e vertical
4. Tipo de acionamento: cames, pneumático, hidráulico e comando numérico computadorizado (CNC)
5. Forma de alimentação do material em bruto: a partir de barras e a partir de peças pré-formadas como forjadas, fundidas e outras
6. Tipo de fixação: pinca, placa e arrastador frontal


1935 - O lendário torno automático A 25
Quem, ligado à indústria, ainda não operou ou, pelo menos,
não viu um torno automático A 25 ?
Inventado em 1935 pelo alemão Hermann Traub, hoje são mais de 70.000 máquinas operando no mundo. Sem dúvida, é o modelo de torno automático mais fabricado no mundo. Os originais A 25 continuam sendo produzidos. Como os primeiros tornos automáticos de carros múltiplos eram muito caros para a usinagem de peças relativamente simples, o Sr. Traub desenvolveu dois novos conceitos: as guias cilíndricas e o sistema modular, onde a partir de então revolucionou a construção dos tornos automáticos a cames. As guias cilindricas servem para suportar o conjunto de carros transversais horizontais, além de receber a contra-ponta de furar ou outros dispositivos adicionais para operações axiais como a torre revólver-estrela. O sistema modular permite a aplicação de dispositivos adicionais, opcionalmente, dependendo da peça a ser produzida, partindo de uma configuração básica da máquina, otimizando a relação "custo x benefício" ao se fazer o investimento..
Até hoje, o A 25 é aplicado de forma econômica na usinagem peças relativamente simples e em grandes séries.
Os tornos automáticos mecânicos tem os seus movimentos realizados através de cames. Cada carro porta-ferramenta e demais órgãos móveis, como o encosto do material, conjunto de acionamento da sujeição do material e outros, tem para si um came. A grande maioria dos tornos automáticos acionados por cames são de carros múltiplos. Isto significa que, perpendicularmente à árvore principal, existem carros tranversais que executam operações de sangramento, perfilamento, usinagem de recartilhas e a operação final de corte. Para as operações no sentido axial, como furações e rosqueamentos, são acionados através de cames uma contra-ponta simples ou dispositivos conjugados para realizar um maior número de operações de furação, alargamento e rosqueamento, como por exemplo o dispositivo revólver estrela.
Os cames são fixados em tambores porta-cames, que por sua vez são ajustados nos eixos de comando. Cada giro do eixo de comando determina o ciclo de trabalho para usinar uma peça. O trabalho contínuo sem interrupções determina a produção seriada do torno automático. A produção horária é calculada a partir dos parâmetros de corte (velocidade de corte e avanços) em função do material que está sendo usinado e a partir dai são desenvolvidos os cames.
Os tornos automáticos de carros múltiplos se destacam por possibilitar curtos ciclos de trabalho pelo fato de permitir a realização de operações simultâneas entre os diversos carros porta-ferramentas. Por exemplo, operações de usinagens externas podem ser feitas em conjunto com as operações de usinagens internas. Por este motivo, este tipo de torno é utilizado em geral na usinagem de médias e grandes séries.

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